O Que é a Fé?



O que é a Fé?

Caro amigo, querida amiga!
Alguma vez alguém perguntou a você: “afinal, o que é a fé? Você é capaz de definir em poucas palavras o que é a fé?” Essa pergunta (o que é a fé?) não é mera questão teórica desligada da nossa vida. Ela traz em seu bojo, muitas outras perguntas, muito sérias e profundamente ligadas à nossa vida: Será que a fé é só um sentimento? Se a fé é apenas sentimento, ela aparece e desaparece como os nossos sentimentos? Ou será que a fé se confunde com a credulidade? Ter fé significa crer em qualquer coisa e em todo mundo? É acreditar ingenuamente em tudo o que se escreve e se fala; a fé é uma aceitação mais ou menos cega e fanática de doutrinas religiosas?
 
Como você pode constatar, o modo como entendemos a fé implica também em modos muito diferentes de viver e de se comportar. Se nós entendermos a fé somente como um sentimento, cairemos no sentimentalismo religioso: a religião consistirá somente em uma série de ritos e celebrações realizadas com a única finalidade de provocar emoções fortes sem preocupação alguma de justificar essas mesmas emoções. Se a gente definir a fé como simples crer em algo ou em alguém, renunciamos perigosamente ao nosso senso crítico para colocar ingenuamente a condução de nossa vida nas mãos de qualquer pessoa que se apresente como inspirada por Deus. Se a fé for uma adesão fanática a doutrinas pretensamente religiosas, arriscamos a cair na intolerância religiosa e na violência.

Para responder a essa pergunta (o que é a fé?) o catecismo usa uma palavra cheia de significado e de consequências para a nossa vida. No parágrafo 26 lemos: “A fé é a resposta do homem a Deus, que a ele Se revela e Se oferece, resposta que... traz uma luz superabundante ao homem que busca o sentido último da sua vida.” Preste atenção no modo como o Catecismo define a fé: a fé é uma resposta. Resposta significa reação, tomada de posição, ação. Resposta é um sair da passividade, inclui o exercício da liberdade e da inteligência. Resposta tem a ver com responsabilidade. Portanto, Fé cristã, fé católica é algo que reclama o exercício de minha inteligência, liberdade e responsabilidade. A fé é uma resposta do ser humano a Deus que se revela e se oferece. A resposta humana de fé não é, porém, ato primeiro, mas ato segundo. O ato primeiro é a revelação de Deus e a oferta que Deus faz de si mesmo ao homem. A resposta do homem é uma reação à proposta de Deus. Que proposta é essa? O que Deus propõe ao ser humano para que ele responda com fé? Toda a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica consiste exatamente em descrever e apresentar a proposta de amor que Deus continuamente faz ao mundo e à Igreja.

O que gostaria de deixar claro é que tanto a proposta divina quanto a resposta humana são fonte de grande alegria para o ser humano. De fato, se estudarmos a história da humanidade especialmente a história das religiões iremos constatar que o ser humano sempre desejou encontrar o sentido de sua existência e da sua história.

Viver humanamente significa buscar e encontrar o sentido. Mesmo que o ser humano esteja ocupado com tarefas corriqueiras e até mesmo banais: o ser humano sempre se pergunta: por que faço isso? Qual é a finalidade última e fundamental dessa tarefa que cumpro? Ela tem algum sentido? Ou eu sou mero cumpridor de ordens? Eu vivo? Ou apenas sobrevivo? A fé nos abre para o mundo do sentido. Como resposta a proposta divina, a fé me proporciona a experiência do que realmente vale a pena. Ela me indica e me mostra que a vida tem um sentido profundo e verdadeiro. A fé em Cristo me faz realmente Viver. Fé significa abrir-se à vida, Vida em plenitude, Vida que se identifica com Deus. Encontrar a Vida, encontrar o Sentido, encontrar Deus: a fé é tudo isso! Boa semana a você!


Dom Júlio Endi  Akamine
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Região Episcopal Lapa

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus