Conheça o Brasão do Papa Francisco

Conheça o Brasão do Papa Francisco


No Escudo o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal, caracterizado por ser um brasão simples em seus elementos. 

Elementos Papais:  
Mitra no alto: o amarelo representa as cores da Bandeira do Vaticano. As Três faixas amarelas, na horizontal, representam os três deveres do Papa: A ORDEM, a JURISDIÇÃO e o MAGISTÉRIO, ligados verticalmente por uma única faixa amarela que representa a unidade na mesma pessoa: O PAPA. 
As chaves: Representam o poder temporal e espiritual do Sucessor do Apóstolo Pedro. Seu significado está no Evangelho de Mateus 18,19, “tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”. 
As faixas vermelhas: representam o sangue dos mártires. O cristão é chamado a defender a sua fé até as últimas consequências. 

Ao centro no Alto está o emblema da ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus, do qual pertence o Papa Francisco: um sol radiante e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, abreviação do nome de Cristo, em grego. A letra H é coberta por uma cruz e três pregos em preto.

Abaixo, a esquerda, a estrela, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; “A Estrela da Evangelização”. 
A direita, a flor de nardo que indica São José, patrono da Igreja. O Papa Francisco escolheu esse dia, 19 de março, como início de seu Pontificado, por ser o dia de São José, Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus. 

Colocando no seu escudo tais imagens, A estrela, o nardo e o fundo azul, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e São José. 

O lema episcopal do Papa Francisco: “Miserando etque eligendo”  =  “Com misericórdia o elegeu”.

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus