Ceia judaica cristã: Juventude celebrando a Páscoa!


O período que antecipa e nos encaminha para a festa da Páscoa detém uma grandiosa riqueza de símbolos e ritos. Todo ritual apresentado pela Sagrada Escritura, no Novo Testamento, e celebrado na Igreja católica no tríduo da Semana Santa, foi refletido e rezado com todos os educandos. Este foi um momento especial de encontro com o Senhor da Vida que deu a própria Vida a fim de, resgatando-nos das trevas, imergir-nos na luz da Ressurreição.


Todavia, para um expressivo grupo de educandos que acolheu o convite, houve uma oportunidade ímpar de deixar o presente e, voltar em memória, sentimento e prece, para o passado, um passado que é a verdadeira base de nosso ser. Assim, a celebração da Páscoa Judaica, tendo presente o significado do cordeiro, do pão sem fermento, das ervas amargas, das taças de vinho e do simbolismo da purificação das mãos e acendimento das velas, deu a cada um a possibilidade de compreender o que foi a passagem do jugo da escravidão para a liberdade de filhos de Deus.
Nesta celebração destacou-se a partilha, a convivência e o verdadeiro sentido da festa. A realização deste evento foi símbolo do reencontro e um elo entre a tradição do passado com a vivência do presente.

“Bendito seja o Senhor Rei do Universo” que nos permitiu fazer memória e tomar a própria história nas mãos a fim de celebrar a ressurreição.

Por Carmen Ampese

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus

Tapete de Corpus Christi