Ciclo de Palestras Sobre Juventudes

No dia 12 de Março o Colégio Imaculada, Santa Felicidade, Curitiba/PR, iniciou o projeto “Ciclo de Palestras Sobre Juventudes”, com os educandos de 9º anos e Ensino Médio.
Motivados pelo Tema da Campanha da Fraternidade 2013, “Fraternidade e Juventude”, queremos fomentar a discussão da temática das “Juventudes” em todos os âmbitos: geracional, sociológico, filosófico, cultural, midiático e teológico.
Nesse primeiro debate foi tratado o tema “Noções de adolescência e Juventude no Contexto Brasileiro”, mediado pelo Educador Mestre José André de Azevedo do Grupo Marista.
O Educador José André fez uma abordagem de interpretação por quatro caminhos: 
1º) “Retratos das Juventudes” na História Mundial e Brasileira;
2º) “A Divisão das Gerações”, ressaltando os aspectos psicológicos e sociais e o conflito nas gerações que sempre existiram e existem na caminhada da humanidade;
3º) “O que o Jovem diz de si Mesmo”:Quais as tendências, os desejos, as motivações das Juventudes atuais?
4º) “O que dizemos de nós mesmos?”: Como as Juventudes se veem inseridos no contexto atual de mundo e sociedade?
Neste 4º caminho os próprios educandos puderam expressar o que sentem, como se veem e como os adultos os veem. Foi um momento rico de partilha, que nos evidencia que os adolescentes e jovens são cheios de vida, de anseios, de expectativas e projetos. É preciso dar-lhes voz, espaço para que se manifestem e caminhar ao seu lado.


No dia 23 de abril o debate será sobre “O Jovem e a Busca pelo Reconhecimento e Autonomia”, com o Professor, Mestre em Teologia e Doutor em Educação, Marcos Sandrini, Salesiano, diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.
O debate é aberto para a Comunidade em geral. Mas, é preciso confirmar a presença com o Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Imaculada.
Email: imaculada.pastoral@redesagradosul.com.br 
Fone: (41) 3091-1400.














Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus