VOCAÇÃO III - Ser fiel

Ser fiel aos compromissos assumidos é fundamental, mas diante de um mundo que apresenta tantos apelos contrários, é normal sentir dúvida?

Para tentar responder essa questão vamos levantar outros questionamentos que podem nos ajudar a entender o valor da fidelidade.


É possível ser fiel?

Como vimos nos textos anteriores, a resposta é SIM! Lembremos de Abraão, lembremos dos santos. Foi isso que levou Santo Agostinho a olhar para alguns santos e afirmar: "Se eles conseguiram chegar à santidade, por que não posso chegar também eu?".

A fidelidade ao projeto de Deus que se dá nos compromissos assumidos na vida, é uma livre escolha. O compromisso nada mais é do que uma escolha livre de algo que assumo para a vida inteira.


O conjunto "ser humano"

O ser humano é um conjunto de "ser" e "devir", o "ser" é aquilo que o faz manter a essência, o "devir" é aquilo que o faz querer sempre mudar. Portanto, "ser" e "devir" caminham juntos para que haja mudança (crescimento) sem perder aquilo que já existe (essência).

No ser humano exite um "fio condutor" chamado "eu", que quer afirmar-se sempre mais, através dos compromissos assumidos. O "eu" compromete-se com o futuro, mas permanece fiel a si mesmo e se consolida cada vez mais, na medida em que se empenha com os valores em que acredita.

Uma escolha assertiva requer conhecimento de si, dos valores, ou seja, do próprio "eu". Exemplo: Alguém que escolhe viver a vida consagrada deve carregar no seu "eu" os valores da pobreza, castidade e obediência. Caso isso não faça parte do seu "ser", o seu "eu" começa a se fragmentar, a pessoa perde a identidade e se dissolve. 

Assumir um compromisso é dizer: "O meu ser 'combina' com a minha escolha!"



É importante a fé?

Sem dúvida! Toda promessa é uma resposta ao chamado de Deus. Em nossa vocação não somos nós que procuramos à Deus, mas sim é Ele quem nos chama. Portanto, qualquer resposta é dada a Ele, logo, devemos ser fieis.

"Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais" (Mt 25,21)

Comentários

Postar um comentário

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus