Natividade de Nossa Senhora


Por Reinaldo Milek Marques

Olá amigos da PJC!

Hoje é um dia especial! Segundo a Tradição da Igreja é o dia do nascimento de Maria. Não encontramos nos Evangelhos nada sobre a infância de Maria. No entanto, nos evangelhos apócrifos há relatos fascinantes sobre a Mãe de Jesus. O mais conhecido é o Proto-Evangelho de Tiago, escrito provavelmente no final do 1º século por um discípulo de São Tiago e conhecido por São Clemente, Justino e Orígenes.
Havia um casal de Jerusalém: Joaquim e Ana, ambos idosos. São Joaquim era um homem bom e rico, mas sua esposa era estéril, por isso eles eram muito infelizes. Certo dia, Joaquim foi passar 40 dias de jejum no deserto e enquanto Sant`Ana se lamentava em casa lhe apareceu um anjo que disse: “Ana, Ana! O Senhor ouviu as tuas preces. Eis que conceberás e darás à luz. Da tua família se falará por todo o mundo”. Sant’Ana respondeu: “Glória ao Senhor, meu Deus! Se for-me dado menino ou menina, fruto de Sua bênção, ofertá-lo-ei ao Senhor e a Seu serviço estará por todos os dias de sua vida”.
Dias após o nascimento, a menina foi apresentada no Templo de Jerusalém. Os sacerdotes aclamavam: “Ó Deus de nossos pais: bendiz esta menina e que seu nome seja glorioso e eterno por todas as gerações”. O povo todo respondeu: “Amém, amém, amém”. Joaquim também apresentou a menina aos príncipes e sumos-sacerdotes que a abençoaram assim: “Ó Deus altíssimo: volta teus olhos para esta menina e conceda-lhe uma bênção perfeita, não sendo-lhe necessária qualquer outra bênção no futuro”.
Mais tarde Maria residirá no Templo de Jerusalém, servindo o Altar do Templo. Aos doze anos, será oferecida em casamento para viúvos que, trazendo bastões, um deles apresentasse um sinal do céu. Sobre São José sobrevoava uma pomba (símbolo da Torá, Livro Sagrado dos Judeus) e a ele disse o sacerdote: “A ti caberá receber sob seu teto a Virgem do Senhor”. Outra versão fala que o bastão de José se encheu de lírios brancos. Enfim, eles ficaram juntos. São José respeitava a pureza da Virgem Maria, até que um dia o Anjo voltou para anunciar-lhes o nascimento de Jesus.
Que tal ler este texto na íntegra? Boa leitura!
Fonte: 



Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus