Padroeiro dos Estudantes

 Por Odailson Volpe

Hoje a Igreja comemora com alegria a memória de São José de Cupertino. Homem simples, nascido na cidade de Cupertino, região da Púglia, no ano de 1603. Extremamente pobre, viveu os primeiros meses de vida num estábulo, porque o pai, endividado, teve de vender tudo.
José quando menino era a tal ponto limitado na inteligência que pouco aprendia e apresentava dificuldades nos trabalhos manuais, porém, de maneira extraordinária progrediu no campo da oração e da caridade.
A vida deste santo tem aspectos desconcertantes. Aos 17 anos queria ser frade, mas os frades menores não o aceitaram porque era muito ignorante, e os capuchinhos que o haviam acolhido como irmão leigo, pouco depois impuseram-lhe que depusesse o hábito por causa da sua grande confusão mental. Em lugar algum o queriam de volta, nem a sua própria mãe.
O poder da oração levou São José de Cupertino para o convento franciscano e ao sacerdócio, precisando para isso que a Graça Divina suprisse as falhas da natureza. Acolhido pelos frades menores de Grotella, foi dado a ele os mais humildes serviços, dentre eles, cuidar de uma mula. José intitulava-se: “irmão burro”, mas nem por isso, ele abandonava o desejo de ser padre.
Desejava ardentemente o sacerdócio, mas nem sequer sabia ler. Esforçava-se para aprender, mas o resultado era desanimador. Quando seu mestre começava a ficar impaciente com seu desempenho ruim, o pobre santo lhe dizia: "Tenha paciência, assim será mais meritório".
Quando chegou o dia dos exames, José colocou-se sob a proteção materna de Nossa Senhora de Grottella e foi para as provas. O Bispo de Nardo interrogou-o antes de admiti-lo no diaconato. Abrindo o livro dos Evangelhos, mandou José explicar o texto: "Felizes as entranhas que Te trouxeram". Deus o queria clérigo, pois era este o único trecho do Evangelho que conhecia. Respondeu admiravelmente bem.
Mas, para o sacerdócio pleno ainda faltava mais uma prova oral. Nesta, certamente ele não passaria. Compareceu, com os seus confrades, diante do Bispo de Castro. As admiráveis respostas dos primeiros examinados satisfizeram tanto o bispo que este decidiu não interrogar os demais candidatos, entre os quais se encontrava José de Cupertino. Assim, o pobre José, se tornou sacerdote! Ficou ele sendo o padroeiro dos estudantes, sobretudo em época de provas.
Sua vida exalava simplicidade e humildade, tanto que a fama das curas milagrosas se alastrava como uma epidemia, exaltando a imaginação popular, e obrigando o Frei José, a ser transferido de convento para convento. Mas, os fenômenos se repetiam e o povo lhe tirava todo o sossego, pessoas vinham a ele de toda a Itália e mesmo de outros países da Europa. Príncipes, reis, cardeais e até o Papa o procuravam esse santo, tão desprezado pela dificuldade de aprender, mas tão exaltado pela fé e santidade!

Fontes:
Evangelho Quotidiano
Canção Nova – Santo do dia
Associação Católica Nossa Senhora de Fátima

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus