Junho - Mês do Sagrado Coração de Jesus


Queridos e queridas, eis o mandamento e nossa missão:
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!"
(João 15,12)

No dia 15 de Junho, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus, que é também o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos sacerdotes. O padre se santifica no exercício do seu ministério a serviço dos outros, pois o padre é ordenado para os outros e não para si. Porém, ele não pode trabalhar pela santificação dos outros, se antes não trabalhar para sua própria santificação.
Jovens,  lembrem-se de rezar sempre, mas especialmente na festa  do Coração de Jesus, pelos sacerdotes para que possam ser verdadeiros pastores, segundo o Coração de Jesus e testemunhas do seu amor, da sua bondade no mundo de hoje, marcado por tanta violência, ódio e conflito.
A devoção popular ao Sagrado Coração de Jesus teve um grande impulso com Santa Margarida Maria Alacoque(1647-1690).
Nas visões que ela teve, Jesus a incentivou a propagar a devoção ao seu Coração, a buscar refúgio no seu coração misericordioso e a reparar as ofensas recebidas de tantas pessoas:
"Eis o coração que tanto amou os homens  [disse-lhe Jesus, em uma das visões] que  não economizou nada até se esgotar e se consumir para testemunhar-les o seu amor e, em reconhecimento, não recebo da maior parte das pessoas, senão ingratidão".

No Brasil, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito popular e se manifesta na devoção das primeiras sextas-feiras em desagravo do Coração de Jesus, na consagração das famílias ao Sagrado Coração que conservam na parede uma imagem do Coração de Jesus e de Maria em sua casa.
A devoção ao Coração de Jesus não é setimentalismo, mas se fundamenta no amor de Deus para conosco, que alcançou seu cume em Jesus Cristo que deu sua vida por nós.
Na Bíblia, o termo coração não indica o órgão biológico nem a sede de um setimentalismo superficial, mas se refere à pessoa, ao seu interior mais profundo, sede do conhecimento, do amor.
Por isso, o Coração de Jesus é símbolo do seu profundo e imenso amor por todos nós. A nossa resposta coerente com esse amor primeiro deverá traduzir-se no amor a Deus acima de todas as coisas e no amor ao nosso irmão e irmã.
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12).

Este mês será todo especial para nosso Colégio Imaculada, somos uma pequena parte de um grande coração - SAGRADO - Rede de Educação - portadores da Missão de Revelar ao mundo o Coração de Jesus. Madre Clélia Merloni, ao fundar o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus(IASCJ), tinha esse desejo: Revelar o amor do Coração de Jesus. "O Amor não é amado, porque não é conhecido". ´
Nós, PJC, também temos essa missão, revelar Deus, todo o seu amor, a cada jovem que nos é confiado. De discípulos passamos a Apóstolos. Queremos anunciar ao mundo está Pessoa que nos encanta e nos cativa.
Vivamos este mês com alegria e entusiasmo e sejamos também reflexo do Coração de Jesus ao mundo.

Sagrado Coração de Jesus!
Confio e espero em vós!

Comentários

  1. Você que postou esta matéria, Deus te abençoe!
    Se possível, peço-te corrigir a palavra 'desagrado' para DESAGRAVO, por favor.

    E que, a cada dia, o Senhor destrua em nossos corações todas as afeições que nos impedem de sermos todo dEle. PAZ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus