Corpus Christi - 2012

Corpo e Sangue de Jesus Cristo

Para nós, Cristãos Católicos, a Eucaristia é o Centro da nossa Fé.
No dia 17 de Abril de 2003, o Papa João Paulo II, hoje beato, na solenidade da quita-feira santa, lava-pés, publicou uma encíclica com o título "Ecclesia de Eucharistia: sobre a Eucaristia e sua relação com a Igreja".
Esta encíclica tras excelentes conteúdos para quem quer aprofundar melhor e viver com grande intensidade o "mistério da nossa fé", que foi deixado por Jesus Cristo, como o seu testamento mais precioso.
Jesus quis permanecer conosco de modo especial na Eucaristia. "A Eucaristia é o centro e o vértice da vida da Igreja"(nº 31).
Na Encíclica o Papa mostra certa preocupação com o abandona da Adoração ao Santíssimo Sacramento, apesar da maior consciência dos cristãos na Celebração da Eucaristia, sobretudo pela reforma litúrgica empreendida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).
"A Igreja vive da Eucaristia...a Igreja vive de Jesus Eucaristico, por Ele é nutrida e por Ele é iluminada"(nº 1, 6, 7).
Um pensamento mais que o Papa nos ajuda a entender é de que a Eucaristia é o Sacramento da Koinonia, o "sacramentum unitatis", ou seja, que une a todos como grande Família de Deus.
"A última Ceia, de que a Eucaristia não é senão a sua ritualização no tempo, realizou-se certamente num clima de unidade, de uma íntima comunhão de amor. Isto emerge de maneira clarividente das circunstâncias em que ela aconteceu, mas também das palavras e dos gestos de Jesus naquela solene circunstância: o grande desejo de comer com os seus discípulos o cordeiro pascal antes da paixão, o exemplo de humildade e de caridade, dado com o lava-pés, a oração da unidade pelos seus discípulos e por quantos haviam de acreditar nele... Tudo isto exprime a vontade de Cristo, que essa sua última Ceia fosse animada e vivificada por um amor sincero, por uma íntima união dos corações.
De modo mais específico, a Eucaristia é fonte da unidade dos cristãos, porque nela tal unidade é não apenas representada, mas produzida (n. 21). Ela é o seu princípio e a sua raiz. A Igreja é uma só, porque uma só é a Eucaristia. São Paulo é mais explícito do que nunca a este propósito. Escrevendo aos fiéis de Corinto, ele diz:  'O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora sendo muitos, somos um só corpo, pois todos participamos deste único pão' (1 Cor 10, 16-17)".

Tapete de Corpus Christi

A tradição de confeccionar os tapetes de Corpus Christi no Brasil veio junto com os colonizadores portugueses. Mas a festa já é celebrada a Igreja Católica desde o Século XIII.
É uma homenagem que os cristãos católicos fazem ao Santíssimo Sacramento, elevando ao máximo a importâcia da Eucaristia na vida de cada cristão.
Os desenhos costumam ser variados, mas sempre com ligação à Eucaristia e aos Valores Evangélicos.
Este ano, as Unidades educacionais do SAGRADO - Rede de Educação, de Curitiba, cofeccionaram seus tapetes com tampihas de garrafas(metal e pet) num trabalho muito bonito. Nas fotos abaixo podemos contemplar os Tapetes Confeccionados pelo Colégio Imaculada/Santa Felicidade - Curitiba/PR.
Os tapetes de todas as Unidades Educacionais serão utilizados na grande Festa e Procissão de Corpus Christi da Arquidiocese de Curitina, pelas ruas do Centro, no dia 07 de Junho próximo, dia em que o Mundo Inteiro rende graças e louvores pelo Dom tão precioso da Eucaristia.
Dia 07/06:
15h - Missa em frente à Catedral de Curitiba 
     (Praça Tiradentes)
16h30min - Procissão até o Centro Cívico.
18h - Benção Solene do Santíssimo Sacramento.

 Os educandos de todos os níveis de Ensino foram envolvidos na preparação das tampinhas.
 Um pequeno gesto que terá um final grandioso.



 A Irmã Aline e Irmã Lucilene coordenaram toda a preparação e confecção dos tapetes.



 Aos poucos o trabalho foi ganhando forma.





 Os tapetes, belissímos, já prontos
 Todos os tapetes foram expostos na capela para visitação.

 Tudo para Maior honra e Glória de Jesus Cristo.

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus