Viver o Pentecostes

Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. Cheios de espanto e de admiração diziam: "Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa língua de origem? Nós, que somos partas, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, e os romanos aqui residentes, judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciando as maravilhas de Deus em nossa própria língua!" Todos estavam pasmados e perplexos, e diziam uns aos outros: "Que significa isso?" Mas outros caçoavam: "Estão bêbados de vinho doce".(At 2,1-12)
Querida e Amada Juventude Cleliana,
Estamos nos aproximando do Pentecostes, o 50º dia depois da Páscoa do Senhor, a celebração da Vinda do Espírito Santo. A Festa do Pentecostes vem realizar a profecia de Ezequiel, o qual fala da substituição do nosso coração. O Senhor tira nosso coração de pedra e dá-nos um coração de carne, sob ação do Espírito Santo.

Recebemos de Deus, por meio de Moisés, a sua Lei. Ela é quem nos orienta, nos mostra o caminho de construção do Reino aqui na Terra. Jesus nos reafirma esses mandamentos resumindo-os no grande mandamento do Amor. Jesus também nos mostra um caminho de santificação pessoal: As bem-aventuranças.

E agora, no Pentecostes, sob ação do Espírito Santo, nós assumimos a missão de sermos testemunhas do Ressuscitado e, pelo Espírito Santo, temos a possibilidade e o dever de edificar sua Igreja. «Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiões, como pastores da Igreja de Deus que ele adquiriu como seu sangue.»(At 20, 28)

Jovens da PJC,
Vivamos intensamente esse Pentecostes, "nasçamos de novo" para anunciar o Cristo Ressuscitado. A edificação da Igreja depende de nós! Assumamos com ardor e fé essa missão. Que o Espírito Santo derrame sobre cada um os dons necessários para o cumprimento dessa missão maravilhosa.

Que o Espírito Santo que guiou a Jesus e Maria, seja nosso amparo nesse dia!

“Crer no Espírito Santo significa adorá-Lo do mesmo modo que ao Pai e ao Filho. Significa crer que o Espírito Santo vem ao nosso coração para, como filhos de Deus, conhecermos o Pai do Céu. Movidos pelo Espírito de Deus, podemos mudar a face da terra”(Youcat/113).


Bênçãos do Coração de Jesus!
Hallen Santos
Assessoria de Pastoral
 


Divino Espírito Santo, Iluminai-nos!

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus