Padroeira do Brasil


Por Ir. Valéria Andrade Leal

Já iniciamos a Novena de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. A imagem foi encontrada em 1717, quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia ficaram responsáveis de pescar para servir os peixes da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar. Após diversas e frustradas tentativas, pescaram o corpo de uma imagem e depois a cabeça. Perceberam nisso um sinal de Maria, rezaram e jogaram confiantes a rede, que veio cheia de peixes. Inicia-se então a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida entre os moradores da região. As graças recebidas foram sendo conhecidas e a devoção espalhou-se por todo o país.


Padroeira do Brasil

Há 85 anos, Papa Pio XI assinava o Decreto constituindo Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil. O ato do Pontífice legitimava, em 16 de julho de 1930, o que o próprio povo brasileiro já havia consagrado no coração.
No decreto, o Santo Padre afirmou que atendia ao pedido do Episcopado e do povo brasileiro, “o qual com fervor e piedade constantes, desde os anos do Descobrimento das regiões brasílicas até nossos tempos, tem venerado e venera a Imaculada Virgem Mãe de Deus” (Pii XI Litt. Apost. 16 Julii 1930 - Acta Ap. Sedis, vol. 23, pag. 7).
Após o documento de Pio XI, foi organizada uma cerimônia oficial de proclamação da Padroeira do Brasil em 31 de maio de 1931, no Rio de Janeiro, então capital brasileira. Para a ocasião, a imagem foi levada em Romaria de Aparecida até o Rio.

Fonte: http://www.a12.com/formacao/detalhes/85-anos-da-proclamacao-de-nossa-senhora-aparecida-como-padroeira-do-brasil-1

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus