A Comunicação

Olá queridos amigos da PJC, depois de falar sobre "Vocação" estarei postando alguns textos formativos. Trataremos dos mais diversos assuntos. Aproveitem para comentar, compartilhar, discutir e contribuir, o texto de hoje é sobre a comunicação! Boa leitura!

A convivência entre as pessoas se tornou mais difícil? Por que é tão complicado aceitar os outros como eles são?

Falando sobre o assunto


     É impossível falar sobre convivência sem falar em "comunicação". O fato de existir implica em comunicar-se, pois a existência é um contínuo processo relacional entre emissores e receptores de interação onde os participantes se influenciam continuamente.
     A comunicação é um meio de revelar-se a si mesmo e ao outro, transformando-se naquilo que se tem em comum com outrem, encontrar-se unido numa terceira realidade: a relação. Dialogar é unir-se em comunhão, é criar uma plataforma da compreensão. Comunicar-se é, enfim, dom e acolhida recíproca da vida entre algumas pessoas que fundam juntas o próprio ser. "onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18, 20). Esse "encontrar-se em nome do Senhor" faz com que aqueles que comunicam sejam transformados naquilo que comunicam.

Ápice da questão

      Aceitar o outro como ele é ir ao encontro do outro e "se perder", ou seja, é unir-se ao outro "em nome do Senhor", transformando-se um uma nova realidade, vivendo uma espiritualidade comunitária. Desta forma a relação se torna um espaço em que se revela o mistério do Deus trinitário.
     Paulo VI dizia: "a via da Igreja é o homem, o outro é o caminho para encontra a Deus". É uma mística exigente que implica maior maturidade pessoal, além da renúncia aos próprios modos de ser a favor do outro. Quanto mais é duradouro o viver com o outro, tanto mais é fácil que surjam dimensões afetivas, e mais exigente é a capacidade de uma pessoa ver o "eu" ideal na outra.

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus