Amizade!

Sou jovem e me sinto bastante abalado com os "tipos" de amizades que os jovens vivem hoje. Como saber viver uma "boa" amizade?

Respondendo


Vamos responder essa pergunta a partir de um princípio: para uma verdadeira amizade, é necessária uma maturidade relacional, pois, do contrário, as relações não ajudarão num crescimento mútuo.

A verdadeira amizade está fundada em dois pressupostos: o primeiro é que a finalidade da união de amigos não é somente a de favorecer a comunhão entre eles, mas também a de promover a comunhão com Deus, de conhecer e amar a si e ao outro, para conhecer e amar melhor a Deus.

O meio para construir esse tipo de amizade é renunciar a tudo aquilo que prende a uma amizade do "toma lá, dá cá", para se dedicar ao relacionamento desinteressado, priorizando valores consistentes como o diálogo, o dar a vida pelo outro, o perdão, o amor puro.

O segundo pressuposto é que o verdadeiro amigo não abre a "porta" da própria vida a qualquer proposta, mas àquelas propostas que são fontes de enriquecimento, que poderão levar a uma maturidade no relacionamento.

Assim sento, os verdadeiros amigos saberão corrigir-se e reprovar-se, porque querem viver na verdade. O verdadeiro amigo fecha a porta diante do infantilismo próprio e do outro.

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus