Outubro - Mês Missionário


Encerramos o mês de Setembro - Mês das Sagradas Escrituras, da Palavra de Deus.
Depois de estudarmos, refletirmos e vivenciarmos a Palavra de Deus, nos colocando como Discípulos de Jesus Cristo é chegada a hora de nos lançarmos para a Missão. Somos "Discípulos-missionários". Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo da mesa, mas para coloca-lá num local onde todos possam ser iluminados (Lucas 8,16-18)
É essa nossa missão de batizados, sermos luzes na vida daqueles que estão na escuridão.
O mês de outubro nos convoca: "ide e anunciai!"

Nossa Senhora da Conceição Aparecida - 12 de Outubro
O Brasil louva e venera a Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Começamos os preparativos para os 300 anos da aparição da Imagenzinha da Mãe-Negra, que em 1717 foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, na antiga Vila de Guaratinguetá, hoje Cidade de Aparecida/SP. Nos próximos 5 anos refletiremos os mistérios do Rosário, começando em 2012 com os Mistérios da Alegria: "Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria". É Maria que nos aponta Jesus: "Fazei tudo o Ele vos disser!" (João 2,5).
 
 No dia 20 de Outubro a Pastoral da Juventude do Brasil celebra o DNJ-2012(Dia Nacional da Juventude).
Com o Tema: "Juventude e Vida!" e o lema: "Qual vida vale a pena ser vivida?" queremos refletir sobre a realidade juvenil de nosso País. Estamos vivendo uma nova aurora no que se refere a evangelização da juventude, desde Puebla(1979), passando por Aparecida(2007) a Igreja realça a opção preferencial pelos jovens: os jovens dos campos, das cidades, estão buscando uma razão para viver. É nesse momento que devemos  lhes propor projetos de vida, com base no Evangelho: "Eu vim para que todos tenham vida em abundâcia" (João 10,10).
Estamos a caminho da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e como ressaltou Dom Eduardo Pinheiro,SDB, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juvenude(CEPJ) da CNBB, a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil está sendo um momento de os jovens dizerem: "Estamos aqui! Queremos viver!"
Na América Latina aguardamos para este mês a reedição do texto "Civilização do amor", que dará novo impulso para a Juventude latino-americana e caribenha.

Comentários

Top 10

Ceia judaica cristã: Juventude celebrando a Páscoa!

Quaresma: por que o roxo?

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus